O Teste de software: como se tornar um analista de QA? permite obter melhorias na qualidade dos produtos entregues ao cliente, o que sem dúvida dará a confiança necessária de que a qualidade desejada está sendo alcançada e será mantida, pois tudo está documentado e certificado. Aplicar os métodos de QA geram confiança e segurança aos clientes, indicando que os seus produtos terão a qualidade esperada na etapa de implantação. A segurança de dados é sempre uma prioridade quando se trata de garantia de qualidade, principalmente na área de TI. Portanto, não é surpresa que as empresas continuem investindo em testes de segurança cibernética nos próximos anos.
Um produto ou serviço de alta qualidade é um dos fatores que melhoram a reputação da sua empresa. Um produto sem erros também é frequentemente percebido não apenas como algo de qualidade, mas também como uma atitude positiva em relação aos clientes. Com ele, é possível garantir a satisfação dos clientes e a qualidade dos produtos em todas as suas fases. Ele garante os métodos que são utilizados e que um produto atenda aos padrões de qualidade definidos. Ou seja, é como uma atividade preventiva, que visa evitar problemas antes que eles ocorram.
A vida de um Analista de Qualidade (QA) em um time de Alta Performance
Como QA, você vai precisar ter um bom relacionamento com todas as pessoas em sua equipe, especialmente as pessoas desenvolvedoras. Sua comunicação precisa ser muito assertiva e empática, ou seja, você tem que ser uma pessoa que fala e escuta bem. Se você ainda não conhece nenhuma linguagem de programação, comece os seus estudos pela lógica de programação, um conhecimento que ajudará muito na hora de aprender uma linguagem de fato.
Atualmente, o profissional de QA trabalha ao lado do desenvolvedor e dos membros do setor de tecnologia. Ou seja, está presente em todas as etapas do planejamento e elaboração dos processos. O profissional de Quality Assurance precisa ter perfil analítico, visão sistêmica, comunicação assertiva e conhecimento em cada etapa de correção do processo para saber o que pode ser melhorado. Assim, Miguel sabe que parte do seu trabalho é planejar e executar os testes, acompanhar as correções, verificar o que precisa ser melhorado e avaliar a qualidade definida pela empresa. Imagine que Miguel é um profissional de QA, ou seja, ele é responsável por testar a qualidade dos softwares que são desenvolvidos pela sua empresa. Há alguns meses fui convidado a participar, como QA, do time de Operações Críticas da FCamara.
Desenvolvimento e implementação de QA
O profissional de Quality Assurance deve ter conhecimento sobre as atividades do projeto, além de ter um perfil analítico. Ele verifica se os padrões de qualidade estão sendo atendidos e se todos os requisitos mínimos esperados no produto serão entregues. Por outro lado, é fundamental que a empresa siga uma https://mundo-nipo.com/tecnologia-e-ciencia/29/02/2024/teste-de-software-como-se-tornar-um-analista-de-qa/ sequência de ações previamente planejadas e sistematizadas, como um conjunto de regras que deverá ser seguido. Ele deve ser especialista na área e será responsável por aplicar os testes de qualidade durante todo o processo de criação, produção e implementação das soluções criadas em sua empresa de TI.
- A qualidade de um produto ou serviço é determinante para os seus objetivos estratégicos.
- Esse quociente envolve também características como flexibilidade, curiosidade, coragem e resiliência.
- “Isso é o que chamamos de casos de teste”, e eles precisam ser cuidadosamente aplicados para garantir os melhores resultados.
- As tarefas individuais dos especialistas em Quality Assurance geralmente variam dependendo do tipo de produto que está sendo fabricado.
- Viu como eles são importantes para assegurar a qualidade de um projeto e conquistar o usuário?
- De acordo com o monitoramento e avaliações realizadas nos projetos anteriores, a equipe de QA pode prever os resultados de cada ação.